SECRETARIA DE SAÚDE DE VIDEIRA ALERTA SOBRE AUMENTO NOS CASOS DE COVID-19 E INFLUENZA NO MUNICÍPIO


O mês de dezembro foi de esperança para a população videirense, que pode acompanhar através dos boletins epidemiológicos a baixa na contaminação do Coronavírus. Foram vários dias com nenhum ou poucos registros de positivados. Chegamos somente 01 caso ativo no Município, no dia 21 de dezembro.

 

No entanto, no dia 29, foram registrados 07 positivados e partir desta data este número só aumentou, sendo que nesta terça-feira (04) notificamos 44 positivos e um total de 87 ativos. Foram 86 novos casos de Coronavírus em apenas 15 dias e de acordo com a Secretaria de Saúde, o número tende a aumentar ainda mais nos próximos dias, devido às festividades de fim de ano.

 

Além disso, no dia 23 de dezembro foi registrado o primeiro caso de Influenza em Videira. O número de notificados com a gripe já chegou em 68 desde esta data.

 

Em investigação epidemiológica, os contaminados tanto para Covid-19 quanto de Influenza, alegaram ter viajado nos últimos dias ou tiveram contato com pessoas que viajaram para cidades com grande número de contaminados.

 


De acordo com a equipe da Saúde de Videira, a movimentação no gripário da UPA e do Hospital Divino Salvador teve um aumento muito preocupante, superando os atendimentos que eram realizados nos períodos de pico de contaminação, chegando a 316 atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios em um único dia, número registrado nesta terça-feira.

 

Fica o alerta! Em caso de sintomas gripais leves, isole-se dos familiares e contatos, e se após 24h os sintomas permanecerem, procure a unidade de saúde do seu bairro durante o dia, ou o gripário da UPA e HSDS que atendem 24h. Caso os sintomas sejam febre alta e falta de ar, busque o atendimento imediatamente. Ressaltamos que agora as unidades de saúde dos bairros também realizam testes para Covid-19.

 

Lembre de manter cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e evite aglomerações.