SECRETARIA DE SAÚDE ENCONTRA SEIS FOCOS DE DENGUE EM VIDEIRA

A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde realiza semanalmente vistorias em pontos estratégicos de possíveis focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Em menos de dois meses já foram registrados seis focos de larvas em Videira.

 

Os locais onde foram encontradas as larvas são armadilhas instaladas pela equipe, no Rio das Pedras, Panazzolo, De Carli, São Cristóvão, região do Terminal Rodoviário e na rotatória do Contorno Sul, sentido ao bairro Floresta.

 

Os agentes estão visitando as casas destas proximidades, fazendo vistorias e também orientando os moradores sobre os cuidados. Outra ação constante da equipe de saúde são as orientações para os trabalhadores de borracharias, ferro velho, chapeação, mecânica, locais de reciclagem e floricultura, que são os pontos de maior risco para a proliferação do mosquito e também a inspeção nos cemitérios.

 

Além do alerta para os moradores das regiões onde foram encontrados os focos do mosquito, pedimos para que todos os videirenses façam a sua parte. Confira as dicas:

 

– Use repelente.

– Não deixe água parada.

– Tampe e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

– Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d’água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos.

– Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

– Mantenha o quintal limpo, recolha o lixo e detritos em volta da casa. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças.