SAÚDE NA ESCOLA: CEMEI WELLESLEY GAIO RECEBE PRIMEIRA AÇÃO DO PROGRAMA E OUTRAS 19 UNIDADES SERÃO CONTEMPLADAS

A saúde das nossas crianças e jovens é uma preocupação da Administração Municipal, que nesta segunda-feira (18) retomou o Programa Saúde na Escola (PSE) ciclo 2021/2022. O PSE conta com recursos do Governo Federal e visa contribuir com o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico por meio de ações na área de saúde e educação.

Neste ciclo, 13 centros de educação infantil e 7 escolas municipais e estaduais participarão do Programa em Videira, abrangendo cerca de 6 mil estudantes. A primeira unidade a receber o PSE foi o Cemei Wellesley Antônio Gaio, no Campo Experimental.

No Programa, os estudantes participam de aulas interativas e lúdicas baseadas em oito temas, variados de acordo com cada faixa de idade, com profissionais de saúde capacitados e de áreas específicas. Na aula de abertura os pequenos aprenderam sobre prevenção à Covid-19, exercitando na prática cuidados de higiene.

Também serão trabalhados com os alunos os temas: Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, Promoção das práticas corporais, Prevenção ao uso de drogas, Bullying, Promoção e avaliação de saúde bucal, Segurança alimentar, Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e a Prevenção de DST/Aids.

A equipe de profissionais é composta por enfermeiros, nutricionistas, dentista, educador físico, agentes sanitaristas e epidemiológicos, psicólogo e assistentes sociais. O Programa conta com a parceria da Unoesc que também disponibilizará profissionais e acadêmicos para auxiliar as atividades.

?? Além das ações com as crianças, os pais também receberão materiais educativos para que os alunos possam dar continuidade nas atividades em casa, melhorando assim, a qualidade de vida de toda a comunidade escolar.