A Escola de Educação Básica Municipal Joaquim Amarante, localizada no bairro Amarante, recebeu este nome em homenagem a personalidade do professor Joaquim Amarante. Nascido em 15/12/1910, em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, filho de João Pereira do Amarante e Maria Pereira Lopes, desde criança se dedicou ao estudo e apesar das dificuldades da época, se formou no curso Complementar, onde iniciou a função de professor primário em 1.928 na cidade onde nasceu.
Em busca de melhores condições de vida, Joaquim Amarante atravessou o Rio Pelotas em uma velha balsa, acompanhado pela esposa Agueda Ferreira do Amarante e levando consigo uma mala de livros da época, muitas anotações e cadernos didáticos, além de uma vaca, um cavalo rosilho e uma máquina de costura.
Em Santa Catarina, se dirigiu a Campos Novos e foi encaminhado as antigas Inspetorias de Educação, passando na sequência a lecionar em escolas isoladas do município principalmente na escola de Espinilho Velho, hoje pertencente a Monte Carlo.
Encaminhado para Videira, distrito de Campos Novos na época, passou a lecionar em Lourdes e como um dos pioneiros, participou do processo de emancipação deste município. Como professor atuou por quarenta anos e em função da baixa remuneração complementava a renda trabalhando na agricultura, cultivando cereais, verduras e legumes, juntamente com sua esposa com a qual teve oito filhos. Era um homem benquisto nesta cidade, com fama de ser íntegro, honrado e honesto.
Telefone: (49) 3566-0109
R: Principal, s/n – Amarante
E-mail: joaquinamarante@edu-videira.sc.gov.br
Dir. Geral: Allison Woigt
Dir. Adjunta: Rosangela Comerlato